Família

Família
Presente de Deus!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Suicídio

“O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. 1 Samuel 2:6

Suícidio significa, de acordo com o dicionário Aurélio, o ato de tirar a própria vida.
A Bíblia menciona cinco pessoas específicas que cometeram suicídio: Sansão (Juízes 16:30), Saul (I Samuel 31:4), Aitofel (II Samuel 17:23), Zinri (I Reis 16:18) e Judas (Mateus 27:5).
Vemos no sexto mandamento a ordem “NÃO MATARÁS”, o que implica inclusive de não matar a si mesmo. O assassinato era considerado um pecado muito grave e que até mesmo dava àquele que havia sofrido o dano o direito de se vingar. O suicídio não deixa de ser um assassinato, um auto-assassinato. Desta forma podemos considerar como pecado.

O nosso corpo também é descrito como templo do Espírito Santo, ou seja não pertence a nós e somos apenas mordomos deste enquanto estivermos vivos.

Em Apocalipse, no último livro da Bíblia encontramos dois textos que dizem à respeito do assassinato:

21:8 – Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
22:15 – Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama a prática da mentira.

Evidentemente não cabe a nenhum de nós julgar o destino de alguém que comete o suicídio, mas particularmente acredito que todos precisam ser instruídos à respeito do que a Palavra de Deus revela sobre este ato.

O suicídio não é algo novo, mas atualmente este tema tem sido amplamente noticiado na mídia em virtude do grande número de casos que estão acontecendo.
Num dos mais recentes casos a empresa francesa France Telecom registrou o vigésimo quarto caso de suicídio nos últimos 18 meses. Na maioria dos casos a razão é a depressão resultado de frustração e muita pressão no trabalho.

Mas a razão dos suicídios não limita-se a esta e podemos citar: a perda de alguém que se ama, o medo, o desespero, a angústia, o vazio na alma e ainda aqueles que se suicidam por ideais como os famosos pilotos japoneses “kamikazes” da segunda guerra mundial, os terroristas do ataque de 11 de setembro e ainda os homens bomba palestinos.

Entendo que existe diferença entre suicidar-se por algum motivo egoísta e arriscar a sua vida por outra pessoa.

Quando existe um sentimento de por fim ao “sofrimento” próprio esta razão é tão egoísta, pelo fato de não compreender que fomos criados com um propósito de abençoar outras pessoas e de que somos importantes para alguém, e inclusive para Deus, “Com amor eterno te amei...” Jeremias 31:13 e não acredito que Deus aprove esta idéia. Uma morte assim não gera o bem a ninguém e apenas o mal para si.

Quando arriscamos ou entregamos nossa vida por outra pessoa existe um sentimento ao contrário, altruísta e que vai gerar um bem ou a vida ao(s) outro(s), mesmo que cause nossa morte.



Ainda que tenhamos o poder de interferir, a decisão da vida e da morte não pertence a nós e sim à Deus, conforme o versículo do início desta mensagem.

Alguns homens importantes da Bíblia também desejaram morrer, como Moisés, Jó, Jonas, entretanto resistiram a este sentimento e desejo e por fim foram abençoados grandemente.

Apesar deste tema ser muito polêmico, penso que precisamos recorrer sempre as Escrituras pois apenas elas declaram a Verdade de Deus.

Entendo também que espiritualmente existem demônios específicos agindo nesta área e que estes têm o objetivo de matar as pessoas afim de não terem um relacionamento com Deus. Não consigo pensar em um Deus que nos deu a vida agindo para que desejemos a morte.

A Bíblia afirma em 1 Co 10:13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. Para mim, longe de qualquer julgamento ou engrandecimento, devemos suportar e resistir, por mais duro que seja.

Creio que cabe a nós orarmos pelas pessoas e fazermos guerra espiritual contra estes demônios que agem na humanidade. Através dos relacionamentos podemos inclusive entrar na vida de pessoas que estão com este desejo e através da Bíblia mostrar-lhes que existe solução para os seus problemas. Que estas pessoas são amadas por Deus e que existem pessoas que se importam com outras.

Sei que existem até mesmo cristãos que cometeram suicídio e o que dizer disto? Ainda bem que não sou Deus! Ele decidirá e julgará acertadamente.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Cordeiro pelo coelho?

Nessa época o movimento no comércio em geral é intenso pela data que muitos comemoram: a Páscoa. Ao passearmos pelas ruas encontramos casas enfeitadas, lojas decoradas, tudo bem organizado para a chegada da ... do coelho !?
A tradição ensinada por nossos pais falam de um coelhinho que trará ovos para aquelas crianças que foram obedientes, e esta tradição esconde o real significado desta festa que antes de tudo é bíblica e anuncia: libertação, livramento da morte, fim das pragas e a chance de mudarmos de vida! Esta é ainda a sombra de uma futura anunciação que iniciava seu desfecho com a última ceia de Jesus com os seus discípulos, onde Aquele que se entregaria por nós e que a Bíblia diz: "...eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!" (Jo o 1:29), viria para não apenas fazer parte da história, mas mudá-la completamente.
Essa é a essência, é o que deveria estar sendo recordado, ensinado e vivido, e não somente nesta data mas em todos os dias da nossa existência.
Atualmente o "coelho" e o "ovo", são os sinais da páscoa, mas queremos protestar que esta não é a Páscoa bíblica. O cordeiro não pode ser substituído por um coelho, que nem é um símbolo bíblico, e nem mesmo o ovo, que pela história nos revela ser uma oferenda uma deusa pagã, pela Cruz de Cristo.
Uma festa, instituída pelo próprio Deus, e que deveria nos sinalizar o Messias, hoje ainda que incoscientemente, nos sinaliza uma festa pagã à uma deusa acádia que recebia os ovos sobre o seu altar em meio rituais sexuais pagãos, uma vez que esta representava a fertilidade.
A mensagem não serve para trazer qualquer tipo de condenação ou acusação mas que o motivo de comemorarmos foi trocado isto não se pode negar.
Neste mundo carente de Deus, uma festa nos sinaliza o Caminho: o Messias Jesus Cristo. Sua manifestação entre nós resultou em libertação, livramento da morte, fim das pragas e a chance de mudarmos de vida. Não seria este o momento de refletirmos sobre a razão da nossa existência? Sobre o nosso destino?
Os "coelhos" e "ovos" podem trazer a ilusão de um bem-estar e de satisfação mas o único que pode dar bem mais do que bem estar e satisfação e trazer alguma resposta para o vazio da humanidade é o Cordeiro de Deus, Jesus, que declarou: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, sen o por mim." (Jo o 14:6).
Além disto a bíblia afirma: Digno é o Cordeiro, (Ap. 5:12), e não o coelho! Trocaram Aquele que foi crucificado, sem pecado e santo, por outro que nada se identifica com a Páscoa bíblica, trocaram o amargoso sofrimento de Cristo, pelo prazer de alguns instantes ao comer um ovo de chocolate.
Essa data passará, a comemoração desta páscoa passará, e as contas com as compras para o almoço em família, os ovos de chocolate, as decorações suntuosas ficar o para pagar, mas existe uma pessoa que já pagou o preço pelo pecado, pela separação que antes existia entre o homem e Deus, e ELE não cobrará nada para fazer uma Páscoa com você. ELE apenas quer participar da sua vida e diz: "Eis que estou porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo."(Ap. 3:20).