Influência Jovem é para o jovem que tem INFLUÊNCIA. Só quem é um modelo pode ser uma influência, uma inspiração!
Família
Presente de Deus!
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Sendo Sal e Luz - Mateus 5:13-16
“Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus”.
Introdução
Este é o desejo e o projeto de Deus para nossas vidas! Quando nos criou, nos criou para sermos sal e luz! Quando Deus criou o Universo, a primeira coisa criada foi a Luz! Você já imaginou viver num mundo sem luz? Como seria estranho? Como seria difícil? Mesmo que Deus criasse todas as outras coisas lindas e belas sem luz, não poderíamos apreciá-las, vê-las! Assim está o nosso mundo, numa decadência, em trevas. Apesar de todos os esforços das autoridades, nossa sociedade está cada vez mais vivendo numa escuridão!
O objetivo de Satanás é que as pessoas não vejam! Quanto tempo nós passamos em trevas! Vivendo sem ver, acreditando que nosso mundo de trevas era o mundo que Deus havia criado!
Ser Sal
Como o sal se torna com gosto?
O vento (Gn 2:7), o sol, o calor (Unidade. A frieza espiritual impede alguém de se tornar sal)!
Nestes versículos a primeira afirmação de Cristo é que somos Sal!
O sal tem dois objetivos principais: dar gosto e conservar! O sal hoje tão barato e disponível não o era naquela época! Era um produto muito procurado e valioso por suas qualidades.
O sal, porém pode perder suas características e se tornar insípido e então sem valor!
O que se faz com sal sem gosto? Nada! Pode se jogar fora, pois se torna ineficiente!
Deus nos criou para sermos o Sal da terra, aqueles que dão gosto e conservam. Quando Cristo arrebatar sua noiva, sua Igreja, o mundo estará sem sal e a decadência será eminente.
O Sal precisa ser na medida certa (humildade)! Sal de mais é fanatismo! Sal de menos é comodismo! Precisamos ser sal na medida certa.
Ser Luz
A segunda afirmação de Cristo é a de somos a luz do mundo. O objetivo principal da luz é brilhar, alumiar e mostrar o que existe ao redor. Não existe luz que não brilhe!
A luz não pode ficar escondida, se não deixa de brilhar, deixa de existir! Se a colocar debaixo do alqueire, por um tempo terá luz sem objetivo, mas após um tempo o oxigênio acabará e a luz deixará de existir!
A Luz e as Obras
A conclusão de Jesus é óbvia: Se eu sou luz devo deixá-la brilhar, resplandecer diante dos homens. A luz é o nosso caráter, traduzido por nossas atitudes e ações. A santidade é em resumo o resultado das nossas ações quando somos luz.
As cores são o resultado da luz, refletida através de diversos comprimentos de onda. Muitas vezes nossa vida se torna monocromática, acinzentada; isto é o resultado da falta de luz, quando colocamos filtros em nossa vida e enxergamos da maneira como queremos, ou como satanás nos apresenta. O resultado da luz em nossa vida é único: as pessoas que estão ao nosso redor enxergarem e conseqüentemente glorificarem à Deus.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Suicídio
“O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. 1 Samuel 2:6
Suícidio significa, de acordo com o dicionário Aurélio, o ato de tirar a própria vida.
A Bíblia menciona cinco pessoas específicas que cometeram suicídio: Sansão (Juízes 16:30), Saul (I Samuel 31:4), Aitofel (II Samuel 17:23), Zinri (I Reis 16:18) e Judas (Mateus 27:5).
Vemos no sexto mandamento a ordem “NÃO MATARÁS”, o que implica inclusive de não matar a si mesmo. O assassinato era considerado um pecado muito grave e que até mesmo dava àquele que havia sofrido o dano o direito de se vingar. O suicídio não deixa de ser um assassinato, um auto-assassinato. Desta forma podemos considerar como pecado.
O nosso corpo também é descrito como templo do Espírito Santo, ou seja não pertence a nós e somos apenas mordomos deste enquanto estivermos vivos.
Em Apocalipse, no último livro da Bíblia encontramos dois textos que dizem à respeito do assassinato:
21:8 – Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
22:15 – Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama a prática da mentira.
Evidentemente não cabe a nenhum de nós julgar o destino de alguém que comete o suicídio, mas particularmente acredito que todos precisam ser instruídos à respeito do que a Palavra de Deus revela sobre este ato.
O suicídio não é algo novo, mas atualmente este tema tem sido amplamente noticiado na mídia em virtude do grande número de casos que estão acontecendo.
Num dos mais recentes casos a empresa francesa France Telecom registrou o vigésimo quarto caso de suicídio nos últimos 18 meses. Na maioria dos casos a razão é a depressão resultado de frustração e muita pressão no trabalho.
Mas a razão dos suicídios não limita-se a esta e podemos citar: a perda de alguém que se ama, o medo, o desespero, a angústia, o vazio na alma e ainda aqueles que se suicidam por ideais como os famosos pilotos japoneses “kamikazes” da segunda guerra mundial, os terroristas do ataque de 11 de setembro e ainda os homens bomba palestinos.
Entendo que existe diferença entre suicidar-se por algum motivo egoísta e arriscar a sua vida por outra pessoa.
Quando existe um sentimento de por fim ao “sofrimento” próprio esta razão é tão egoísta, pelo fato de não compreender que fomos criados com um propósito de abençoar outras pessoas e de que somos importantes para alguém, e inclusive para Deus, “Com amor eterno te amei...” Jeremias 31:13 e não acredito que Deus aprove esta idéia. Uma morte assim não gera o bem a ninguém e apenas o mal para si.
Quando arriscamos ou entregamos nossa vida por outra pessoa existe um sentimento ao contrário, altruísta e que vai gerar um bem ou a vida ao(s) outro(s), mesmo que cause nossa morte.
Ainda que tenhamos o poder de interferir, a decisão da vida e da morte não pertence a nós e sim à Deus, conforme o versículo do início desta mensagem.
Alguns homens importantes da Bíblia também desejaram morrer, como Moisés, Jó, Jonas, entretanto resistiram a este sentimento e desejo e por fim foram abençoados grandemente.
Apesar deste tema ser muito polêmico, penso que precisamos recorrer sempre as Escrituras pois apenas elas declaram a Verdade de Deus.
Entendo também que espiritualmente existem demônios específicos agindo nesta área e que estes têm o objetivo de matar as pessoas afim de não terem um relacionamento com Deus. Não consigo pensar em um Deus que nos deu a vida agindo para que desejemos a morte.
A Bíblia afirma em 1 Co 10:13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. Para mim, longe de qualquer julgamento ou engrandecimento, devemos suportar e resistir, por mais duro que seja.
Creio que cabe a nós orarmos pelas pessoas e fazermos guerra espiritual contra estes demônios que agem na humanidade. Através dos relacionamentos podemos inclusive entrar na vida de pessoas que estão com este desejo e através da Bíblia mostrar-lhes que existe solução para os seus problemas. Que estas pessoas são amadas por Deus e que existem pessoas que se importam com outras.
Sei que existem até mesmo cristãos que cometeram suicídio e o que dizer disto? Ainda bem que não sou Deus! Ele decidirá e julgará acertadamente.
Suícidio significa, de acordo com o dicionário Aurélio, o ato de tirar a própria vida.
A Bíblia menciona cinco pessoas específicas que cometeram suicídio: Sansão (Juízes 16:30), Saul (I Samuel 31:4), Aitofel (II Samuel 17:23), Zinri (I Reis 16:18) e Judas (Mateus 27:5).
Vemos no sexto mandamento a ordem “NÃO MATARÁS”, o que implica inclusive de não matar a si mesmo. O assassinato era considerado um pecado muito grave e que até mesmo dava àquele que havia sofrido o dano o direito de se vingar. O suicídio não deixa de ser um assassinato, um auto-assassinato. Desta forma podemos considerar como pecado.
O nosso corpo também é descrito como templo do Espírito Santo, ou seja não pertence a nós e somos apenas mordomos deste enquanto estivermos vivos.
Em Apocalipse, no último livro da Bíblia encontramos dois textos que dizem à respeito do assassinato:
21:8 – Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
22:15 – Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama a prática da mentira.
Evidentemente não cabe a nenhum de nós julgar o destino de alguém que comete o suicídio, mas particularmente acredito que todos precisam ser instruídos à respeito do que a Palavra de Deus revela sobre este ato.
O suicídio não é algo novo, mas atualmente este tema tem sido amplamente noticiado na mídia em virtude do grande número de casos que estão acontecendo.
Num dos mais recentes casos a empresa francesa France Telecom registrou o vigésimo quarto caso de suicídio nos últimos 18 meses. Na maioria dos casos a razão é a depressão resultado de frustração e muita pressão no trabalho.
Mas a razão dos suicídios não limita-se a esta e podemos citar: a perda de alguém que se ama, o medo, o desespero, a angústia, o vazio na alma e ainda aqueles que se suicidam por ideais como os famosos pilotos japoneses “kamikazes” da segunda guerra mundial, os terroristas do ataque de 11 de setembro e ainda os homens bomba palestinos.
Entendo que existe diferença entre suicidar-se por algum motivo egoísta e arriscar a sua vida por outra pessoa.
Quando existe um sentimento de por fim ao “sofrimento” próprio esta razão é tão egoísta, pelo fato de não compreender que fomos criados com um propósito de abençoar outras pessoas e de que somos importantes para alguém, e inclusive para Deus, “Com amor eterno te amei...” Jeremias 31:13 e não acredito que Deus aprove esta idéia. Uma morte assim não gera o bem a ninguém e apenas o mal para si.
Quando arriscamos ou entregamos nossa vida por outra pessoa existe um sentimento ao contrário, altruísta e que vai gerar um bem ou a vida ao(s) outro(s), mesmo que cause nossa morte.
Ainda que tenhamos o poder de interferir, a decisão da vida e da morte não pertence a nós e sim à Deus, conforme o versículo do início desta mensagem.
Alguns homens importantes da Bíblia também desejaram morrer, como Moisés, Jó, Jonas, entretanto resistiram a este sentimento e desejo e por fim foram abençoados grandemente.
Apesar deste tema ser muito polêmico, penso que precisamos recorrer sempre as Escrituras pois apenas elas declaram a Verdade de Deus.
Entendo também que espiritualmente existem demônios específicos agindo nesta área e que estes têm o objetivo de matar as pessoas afim de não terem um relacionamento com Deus. Não consigo pensar em um Deus que nos deu a vida agindo para que desejemos a morte.
A Bíblia afirma em 1 Co 10:13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. Para mim, longe de qualquer julgamento ou engrandecimento, devemos suportar e resistir, por mais duro que seja.
Creio que cabe a nós orarmos pelas pessoas e fazermos guerra espiritual contra estes demônios que agem na humanidade. Através dos relacionamentos podemos inclusive entrar na vida de pessoas que estão com este desejo e através da Bíblia mostrar-lhes que existe solução para os seus problemas. Que estas pessoas são amadas por Deus e que existem pessoas que se importam com outras.
Sei que existem até mesmo cristãos que cometeram suicídio e o que dizer disto? Ainda bem que não sou Deus! Ele decidirá e julgará acertadamente.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
O Cordeiro pelo coelho?
Nessa época o movimento no comércio em geral é intenso pela data que muitos comemoram: a Páscoa. Ao passearmos pelas ruas encontramos casas enfeitadas, lojas decoradas, tudo bem organizado para a chegada da ... do coelho !?
A tradição ensinada por nossos pais falam de um coelhinho que trará ovos para aquelas crianças que foram obedientes, e esta tradição esconde o real significado desta festa que antes de tudo é bíblica e anuncia: libertação, livramento da morte, fim das pragas e a chance de mudarmos de vida! Esta é ainda a sombra de uma futura anunciação que iniciava seu desfecho com a última ceia de Jesus com os seus discípulos, onde Aquele que se entregaria por nós e que a Bíblia diz: "...eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!" (Jo o 1:29), viria para não apenas fazer parte da história, mas mudá-la completamente.
Essa é a essência, é o que deveria estar sendo recordado, ensinado e vivido, e não somente nesta data mas em todos os dias da nossa existência.
Atualmente o "coelho" e o "ovo", são os sinais da páscoa, mas queremos protestar que esta não é a Páscoa bíblica. O cordeiro não pode ser substituído por um coelho, que nem é um símbolo bíblico, e nem mesmo o ovo, que pela história nos revela ser uma oferenda uma deusa pagã, pela Cruz de Cristo.
Uma festa, instituída pelo próprio Deus, e que deveria nos sinalizar o Messias, hoje ainda que incoscientemente, nos sinaliza uma festa pagã à uma deusa acádia que recebia os ovos sobre o seu altar em meio rituais sexuais pagãos, uma vez que esta representava a fertilidade.
A mensagem não serve para trazer qualquer tipo de condenação ou acusação mas que o motivo de comemorarmos foi trocado isto não se pode negar.
Neste mundo carente de Deus, uma festa nos sinaliza o Caminho: o Messias Jesus Cristo. Sua manifestação entre nós resultou em libertação, livramento da morte, fim das pragas e a chance de mudarmos de vida. Não seria este o momento de refletirmos sobre a razão da nossa existência? Sobre o nosso destino?
Os "coelhos" e "ovos" podem trazer a ilusão de um bem-estar e de satisfação mas o único que pode dar bem mais do que bem estar e satisfação e trazer alguma resposta para o vazio da humanidade é o Cordeiro de Deus, Jesus, que declarou: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, sen o por mim." (Jo o 14:6).
Além disto a bíblia afirma: Digno é o Cordeiro, (Ap. 5:12), e não o coelho! Trocaram Aquele que foi crucificado, sem pecado e santo, por outro que nada se identifica com a Páscoa bíblica, trocaram o amargoso sofrimento de Cristo, pelo prazer de alguns instantes ao comer um ovo de chocolate.
Essa data passará, a comemoração desta páscoa passará, e as contas com as compras para o almoço em família, os ovos de chocolate, as decorações suntuosas ficar o para pagar, mas existe uma pessoa que já pagou o preço pelo pecado, pela separação que antes existia entre o homem e Deus, e ELE não cobrará nada para fazer uma Páscoa com você. ELE apenas quer participar da sua vida e diz: "Eis que estou porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo."(Ap. 3:20).
A tradição ensinada por nossos pais falam de um coelhinho que trará ovos para aquelas crianças que foram obedientes, e esta tradição esconde o real significado desta festa que antes de tudo é bíblica e anuncia: libertação, livramento da morte, fim das pragas e a chance de mudarmos de vida! Esta é ainda a sombra de uma futura anunciação que iniciava seu desfecho com a última ceia de Jesus com os seus discípulos, onde Aquele que se entregaria por nós e que a Bíblia diz: "...eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!" (Jo o 1:29), viria para não apenas fazer parte da história, mas mudá-la completamente.
Essa é a essência, é o que deveria estar sendo recordado, ensinado e vivido, e não somente nesta data mas em todos os dias da nossa existência.
Atualmente o "coelho" e o "ovo", são os sinais da páscoa, mas queremos protestar que esta não é a Páscoa bíblica. O cordeiro não pode ser substituído por um coelho, que nem é um símbolo bíblico, e nem mesmo o ovo, que pela história nos revela ser uma oferenda uma deusa pagã, pela Cruz de Cristo.
Uma festa, instituída pelo próprio Deus, e que deveria nos sinalizar o Messias, hoje ainda que incoscientemente, nos sinaliza uma festa pagã à uma deusa acádia que recebia os ovos sobre o seu altar em meio rituais sexuais pagãos, uma vez que esta representava a fertilidade.
A mensagem não serve para trazer qualquer tipo de condenação ou acusação mas que o motivo de comemorarmos foi trocado isto não se pode negar.
Neste mundo carente de Deus, uma festa nos sinaliza o Caminho: o Messias Jesus Cristo. Sua manifestação entre nós resultou em libertação, livramento da morte, fim das pragas e a chance de mudarmos de vida. Não seria este o momento de refletirmos sobre a razão da nossa existência? Sobre o nosso destino?
Os "coelhos" e "ovos" podem trazer a ilusão de um bem-estar e de satisfação mas o único que pode dar bem mais do que bem estar e satisfação e trazer alguma resposta para o vazio da humanidade é o Cordeiro de Deus, Jesus, que declarou: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, sen o por mim." (Jo o 14:6).
Além disto a bíblia afirma: Digno é o Cordeiro, (Ap. 5:12), e não o coelho! Trocaram Aquele que foi crucificado, sem pecado e santo, por outro que nada se identifica com a Páscoa bíblica, trocaram o amargoso sofrimento de Cristo, pelo prazer de alguns instantes ao comer um ovo de chocolate.
Essa data passará, a comemoração desta páscoa passará, e as contas com as compras para o almoço em família, os ovos de chocolate, as decorações suntuosas ficar o para pagar, mas existe uma pessoa que já pagou o preço pelo pecado, pela separação que antes existia entre o homem e Deus, e ELE não cobrará nada para fazer uma Páscoa com você. ELE apenas quer participar da sua vida e diz: "Eis que estou porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo."(Ap. 3:20).
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Coragem para Mudar
2 Timóteo 1:6-7; Números 14:24; Josué 14:9-12; 1 Samuel 17:31-58
“Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder de amor e de moderação”.
Introdução
Deus usa corajosos, Deus usa os que se dispõe, Deus usa os que O amam ao ponto de serem usados. Foi o que Jesus fez com Pedro: “Pedro tu me amas?”Esta é a pergunta de Jesus que hoje precisa de uma resposta. Todos nós já fugimos em algum momento de nossas vidas. Preferimos não nos incomodar com os gigantes da nossa vida. Pensamos: “Não vamos mexer com ele e ele não vai mexer conosco”! Este é um grande engano! Enquanto não o vencermos o inimigo sempre vai nos afrontar.
Hoje o Espírito Santo está dentro de nós. O mesmo Espírito que estava em Calebe, quando Deus testemunhou à respeito dele: “Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuíra.” Nm 14:24 e Js 14:9-12
Espírito de Coragem é Espírito de Excelência, Nobreza. A terra que Calebe possuiu foi a terra dos gigantes. Ele precisou derrubar os gigantes se quisesse conquistar a terra!
O maior gigante
O maior gigante sou eu mesmo! Se eu não derrubar este gigante não vou derrubar nada em minha vida. Este gigante é a minha alma! Davi começou seu ministério antes mesmo de ser ungido, mas depois da unção Deus o levou à desafios cada vez maiores. Às vezes vencemos coisas grandes, mas não vencemos coisas pequenas. Isto também é legalidade.
Precisamos entender que o inimigo existe para ser vencido, gigantes foram feitos para serem derrubados e terem a cabeça cortada, limitações serem superadas, porque para Deus não existem limites.
Não desfaleça o coração
O problema era na alma dos Israelitas e do rei Saul. Deus não precisava de um exército. Deus precisava apenas de um homem. Um homem que amasse à Deus, que fosse um adorador no estilo de vida. Davi era um adorador, não porque tocava, mas um adorador porque amava à Deus.
Vencer as resistências
A resistência virá, sempre! Muitas vezes virá de quem está do nosso lado. As pessoas pensam que as experiências naturais são tudo! O que importa é a nossa experiência com Deus. Se eu amo a Deus eu vou ter uma experiência com Ele. Não importa a idade e não importa o que eu faço, o gigante é o mesmo para todos! O problema não era a Visão que tinham de Golias, mas a Visão que eles tinham deles mesmos. O gigante era e sempre seria um gigante, mas o exército e os guerreiros se viam inferiores, por causa do medo.
Nosso testemunho pessoal é a maior arma. Não basta saber é preciso saber fazer!
Onde estivermos Deus nos dará as oportunidades certas para nos levar aos gigantes! Não despreze as oportunidades Tem pessoas que pensam que estão lidando com o gigante, mas não, nem chegaram lá ainda!
Os irmãos de Davi não aproveitaram as oportunidades e por isso não estavam preparados.
Aceite os pequenos trabalhos hoje. Seja fiel no pouco e Deus te colocará sobre o muito.
Vença o medo com a coragem
O medo e a timidez são demônios, são seres espirituais do mal, que querem nos atormentar. Coragem, ousadia e intrepidez são armas espirituais concedidas pelo Espírito Santo. Preciso dar lugar ao Espírito Santo, Ele precisa ser desejado, invocado, desejado, querido, amado. Eu venço o medo com coragem! O amor lança fora todo medo!
A coragem nos dá confiança e fé
Fé é ativa, é convicção. A fé me leva a agir esperando o resultado positivo. A confiança de Davi estava no relacionamento com Deus, não nas estratégias, ferramentas ou armas.
Nunca confie mais nas coisas do que em Deus
O tamanho da confiança está no tamanho do amor. Onde está o tesouro ali estará o coração. Eu confio no que amo, eu sirvo o que eu amo. O que eu temo? Se amo à Deus eu confio nele eu sirvo à Ele! Toda armadura do homem é um impedimento para o agir de Deus!
Não abra mão do que Deus lhe deu
Não abra mão nunca do que Deus lhe deu em troca daquilo que o homem te oferecerá. A oferta do homem certamente é tentadora, aparentemente mais segura, mas ela só vai trazer mais carga e peso. O que nos paralisa e nos deixa lerdos é usar as armas humanas. Lembre-se tudo que você se deixar ser treinado hoje, será com isto que Deus te usará para derrubar o gigante amanhã.
Tirar o que me impede de avançar é minha responsabilidade
Saul vestiu Davi, mas foi o próprio Davi que teve que retirar as coisas. Isto significa que não devemos colocar a culpa nos outros. Davi aceitou que Saul colocasse sobre ele a armadura. Nós somos responsáveis pelo que atraímos na nossa vida. Tudo o que aceitamos permanece, a não ser que nós mesmos retiremos. Jesus falou para Marta: “Retire a pedra!”.
Não importa o tamanho e nem aparência das armas que Deus colocou em nossas mãos elas serão sempre as mais poderosas
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas...”.
Davi voltou para aquilo que tinha aprendido! Nunca podemos esquecer aquilo que aprendemos! Tomou o cajado que fala de correção, direção, autoridade, disciplina, amor, arrependimento. Aquele cajado parecia ser uma arma ridícula diante daquele gigante! Tomou cinco pedras lisas do ribeiro! Segundo os comentários estas cinco pedras representavam os cinco livros de Moisés, ou a Lei, Palavra de Deus, e o ribeiro representa esta própria fonte: Deus! As cinco pedras lisas representavam os princípios de Deus que são perfeitos. A sua funda era a única arma de ataque que Davi possuía, e uma arma insignificante para um guerreiro como Golias.
Golias o desprezou por isso, a Palavra de Deus não fala, mas provavelmente os próprios Israelitas também o desprezaram por causa das suas armas. Muitas pessoas vão nos desprezar por causa do evangelho, não importa, pois Ele é poder de Deus. É com o evangelho que vamos avançar! Hoje existe uma mudança de consciência, pois somos nós que avançamos e não o inimigo.
Davi não ficou jogando conversa foram com Golias
Davi não ficou argumentando com o inimigo, negociando um acordo de paz! Não, ele queria vencer o gigante. O inimigo não nos afronta, ele afronta o nosso Deus! Por isso nós somos contra os gigantes! Davi sabia que Deus iria entregar o inimigo em suas mãos. Ele sabia o que deveria fazer: matar o gigante! Ele usou a Palavra de Deus contra Golias!
Davi correu em direção ao inimigo
Davi se apressou e correu de encontro ao gigante. Ele não ficou pensando, titubeando! Ele foi direto. Ele olhou para a testa do gigante e mesmo correndo arremessou contra ele. O tiro foi certeiro e derrubou Golias. Deus tem uma unção para nossa vida, uma unção para derrubar e matar gigantes. Davi não se satisfez em derrubá-lo, mas depois de caído ele tomou a espada de Golias e cortou o seu pescoço. Isto fala em terminar o trabalho, muitas vezes Deus nos dá a unção para derrubar, mas esquecemos de cortar a cabeça do gigante.
O resultado é o avivamento
O resultado é o que Davi havia profetizado no vs 47 “ Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos”.
Toda a nação e os próprios filisteus saberiam que o Senhor é Deus! Aquela experiência iria exaltar Deus, e todo o povo seria salvo!
Hoje as pessoas estão esperando por respostas! Elas querem saber de nós. Querem saber que Deus é este a quem servimos, querem ver se temos a coragem de mudar, de manter as nossas mudanças! Elas têm medo e por isso não mudam, depois que Davi matou Golias o medo que dominava os israelitas dominou os filisteus, uma grande libertação aconteceu. Precisa de alguém para derrubar o gigante, alguém ousado, intrépido e que ama ao Senhor de todo o coração. A pergunta é simples: “Você me ama?”.
“Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder de amor e de moderação”.
Introdução
Deus usa corajosos, Deus usa os que se dispõe, Deus usa os que O amam ao ponto de serem usados. Foi o que Jesus fez com Pedro: “Pedro tu me amas?”Esta é a pergunta de Jesus que hoje precisa de uma resposta. Todos nós já fugimos em algum momento de nossas vidas. Preferimos não nos incomodar com os gigantes da nossa vida. Pensamos: “Não vamos mexer com ele e ele não vai mexer conosco”! Este é um grande engano! Enquanto não o vencermos o inimigo sempre vai nos afrontar.
Hoje o Espírito Santo está dentro de nós. O mesmo Espírito que estava em Calebe, quando Deus testemunhou à respeito dele: “Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuíra.” Nm 14:24 e Js 14:9-12
Espírito de Coragem é Espírito de Excelência, Nobreza. A terra que Calebe possuiu foi a terra dos gigantes. Ele precisou derrubar os gigantes se quisesse conquistar a terra!
O maior gigante
O maior gigante sou eu mesmo! Se eu não derrubar este gigante não vou derrubar nada em minha vida. Este gigante é a minha alma! Davi começou seu ministério antes mesmo de ser ungido, mas depois da unção Deus o levou à desafios cada vez maiores. Às vezes vencemos coisas grandes, mas não vencemos coisas pequenas. Isto também é legalidade.
Precisamos entender que o inimigo existe para ser vencido, gigantes foram feitos para serem derrubados e terem a cabeça cortada, limitações serem superadas, porque para Deus não existem limites.
Não desfaleça o coração
O problema era na alma dos Israelitas e do rei Saul. Deus não precisava de um exército. Deus precisava apenas de um homem. Um homem que amasse à Deus, que fosse um adorador no estilo de vida. Davi era um adorador, não porque tocava, mas um adorador porque amava à Deus.
Vencer as resistências
A resistência virá, sempre! Muitas vezes virá de quem está do nosso lado. As pessoas pensam que as experiências naturais são tudo! O que importa é a nossa experiência com Deus. Se eu amo a Deus eu vou ter uma experiência com Ele. Não importa a idade e não importa o que eu faço, o gigante é o mesmo para todos! O problema não era a Visão que tinham de Golias, mas a Visão que eles tinham deles mesmos. O gigante era e sempre seria um gigante, mas o exército e os guerreiros se viam inferiores, por causa do medo.
Nosso testemunho pessoal é a maior arma. Não basta saber é preciso saber fazer!
Onde estivermos Deus nos dará as oportunidades certas para nos levar aos gigantes! Não despreze as oportunidades Tem pessoas que pensam que estão lidando com o gigante, mas não, nem chegaram lá ainda!
Os irmãos de Davi não aproveitaram as oportunidades e por isso não estavam preparados.
Aceite os pequenos trabalhos hoje. Seja fiel no pouco e Deus te colocará sobre o muito.
Vença o medo com a coragem
O medo e a timidez são demônios, são seres espirituais do mal, que querem nos atormentar. Coragem, ousadia e intrepidez são armas espirituais concedidas pelo Espírito Santo. Preciso dar lugar ao Espírito Santo, Ele precisa ser desejado, invocado, desejado, querido, amado. Eu venço o medo com coragem! O amor lança fora todo medo!
A coragem nos dá confiança e fé
Fé é ativa, é convicção. A fé me leva a agir esperando o resultado positivo. A confiança de Davi estava no relacionamento com Deus, não nas estratégias, ferramentas ou armas.
Nunca confie mais nas coisas do que em Deus
O tamanho da confiança está no tamanho do amor. Onde está o tesouro ali estará o coração. Eu confio no que amo, eu sirvo o que eu amo. O que eu temo? Se amo à Deus eu confio nele eu sirvo à Ele! Toda armadura do homem é um impedimento para o agir de Deus!
Não abra mão do que Deus lhe deu
Não abra mão nunca do que Deus lhe deu em troca daquilo que o homem te oferecerá. A oferta do homem certamente é tentadora, aparentemente mais segura, mas ela só vai trazer mais carga e peso. O que nos paralisa e nos deixa lerdos é usar as armas humanas. Lembre-se tudo que você se deixar ser treinado hoje, será com isto que Deus te usará para derrubar o gigante amanhã.
Tirar o que me impede de avançar é minha responsabilidade
Saul vestiu Davi, mas foi o próprio Davi que teve que retirar as coisas. Isto significa que não devemos colocar a culpa nos outros. Davi aceitou que Saul colocasse sobre ele a armadura. Nós somos responsáveis pelo que atraímos na nossa vida. Tudo o que aceitamos permanece, a não ser que nós mesmos retiremos. Jesus falou para Marta: “Retire a pedra!”.
Não importa o tamanho e nem aparência das armas que Deus colocou em nossas mãos elas serão sempre as mais poderosas
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas...”.
Davi voltou para aquilo que tinha aprendido! Nunca podemos esquecer aquilo que aprendemos! Tomou o cajado que fala de correção, direção, autoridade, disciplina, amor, arrependimento. Aquele cajado parecia ser uma arma ridícula diante daquele gigante! Tomou cinco pedras lisas do ribeiro! Segundo os comentários estas cinco pedras representavam os cinco livros de Moisés, ou a Lei, Palavra de Deus, e o ribeiro representa esta própria fonte: Deus! As cinco pedras lisas representavam os princípios de Deus que são perfeitos. A sua funda era a única arma de ataque que Davi possuía, e uma arma insignificante para um guerreiro como Golias.
Golias o desprezou por isso, a Palavra de Deus não fala, mas provavelmente os próprios Israelitas também o desprezaram por causa das suas armas. Muitas pessoas vão nos desprezar por causa do evangelho, não importa, pois Ele é poder de Deus. É com o evangelho que vamos avançar! Hoje existe uma mudança de consciência, pois somos nós que avançamos e não o inimigo.
Davi não ficou jogando conversa foram com Golias
Davi não ficou argumentando com o inimigo, negociando um acordo de paz! Não, ele queria vencer o gigante. O inimigo não nos afronta, ele afronta o nosso Deus! Por isso nós somos contra os gigantes! Davi sabia que Deus iria entregar o inimigo em suas mãos. Ele sabia o que deveria fazer: matar o gigante! Ele usou a Palavra de Deus contra Golias!
Davi correu em direção ao inimigo
Davi se apressou e correu de encontro ao gigante. Ele não ficou pensando, titubeando! Ele foi direto. Ele olhou para a testa do gigante e mesmo correndo arremessou contra ele. O tiro foi certeiro e derrubou Golias. Deus tem uma unção para nossa vida, uma unção para derrubar e matar gigantes. Davi não se satisfez em derrubá-lo, mas depois de caído ele tomou a espada de Golias e cortou o seu pescoço. Isto fala em terminar o trabalho, muitas vezes Deus nos dá a unção para derrubar, mas esquecemos de cortar a cabeça do gigante.
O resultado é o avivamento
O resultado é o que Davi havia profetizado no vs 47 “ Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos”.
Toda a nação e os próprios filisteus saberiam que o Senhor é Deus! Aquela experiência iria exaltar Deus, e todo o povo seria salvo!
Hoje as pessoas estão esperando por respostas! Elas querem saber de nós. Querem saber que Deus é este a quem servimos, querem ver se temos a coragem de mudar, de manter as nossas mudanças! Elas têm medo e por isso não mudam, depois que Davi matou Golias o medo que dominava os israelitas dominou os filisteus, uma grande libertação aconteceu. Precisa de alguém para derrubar o gigante, alguém ousado, intrépido e que ama ao Senhor de todo o coração. A pergunta é simples: “Você me ama?”.
Fé x Incredulidade
“todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós porém não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma”. Hb 10:38-39.
“... porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” 1 Jo 5:4-5.
1) Somente através da fé eu posso vencer o mundo.
Quem é o mundo? O mundo não são as pessoas. O mundo é o sistema governado por satanás o qual a bíblia afirma que “jaz no maligno 1 Jo 5:19” e que “Satanás é o príncipe deste mundo – Jô 12:31.”
Este é um sistema que nos afasta de Deus!
Qual programa da Rede Globo me incentiva a buscar à Deus? Qual Jornal? Novela?
O que é fé?
Fé é certeza é convicção. Fé é inteligente é razão. A fé me diz onde vou chegar, qual o meu destino. Fé não é emoção.
A fé nasce em nosso coração quando nos expomos à Palavra de Deus! “Assim a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” - Rm 10:17.
Quando ouvimos podemos acolher esta palavra, crer; ou rejeitar, não crer.
A fé é crescente, mas também pode diminuir de acordo com as minhas respostas à palavra de Deus.
2)Somente através da fé eu posso abrir portas que estão fechadas.
A fé é algo INCOMUM! INCOMUM é algo fora do comum, do padrão, do normal.
Quando fazemos algo incomum, pela fé, causamos uma reação, um choque no reino espiritual.
Você já conheceu uma pessoa cheia de fé? Ela é INCOMUM, especial! O que ela faz é incomum! Ela anda de forma incomum, fala de forma incomum, se relaciona de forma incomum, faz coisas incomuns.
Você está entendendo esta palavra?
Você alguma vez já agiu de forma incomum? O que aconteceu nesta ocasião? Qual foi a última vez que você agiu de forma incomum?
Jesus era uma pessoa INCOMUM, ele tinha AUTORIDADE! Por que? Porque o que ele falava, cria ele vivia!
Você pode dizer: Eu já fui uma pessoa INCOMUM, e agora não sou mais! Por que?
Ah! Mas eu fiz tudo certo e deu errado!
Jesus fez tudo certo e sofreu como o pior dos pecadores!
O nosso maior erro não foi o que fizemos no passado, o nosso pecado. O nosso maior erro é continuar como estamos hoje! Parar e lamentar por causa das aflições! Jesus disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo”. Esperando algo acontecer, alguém fazer alguma coisa, Deus aparecer numa sarça ardente, os céus se abrirem, um terremoto, os anjos aparecerem... tudo isto Deus já fez, e continua fazendo!
Mas isso não é o essencial se não me levar a uma mudança de mente e de atitudes.
Tudo o que fazemos de INCOMUM gera um retorno!
O cego de Jericó,
Zaqueu, o Publicano,
Pedro jogando as redes ao mar depois de ter tentado a noite toda,
A mulher com o fluxo de sangue à 12 anos,
A viúva ofertante,
Davi e Golias,
Moisés e Mar Vermelho,
Como está a sua vida hoje? Normal, Comum? O que Deus tem falado à você para fazer? Com certeza é algo INCOMUM!
“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” Pv 23:7.
“... porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” 1 Jo 5:4-5.
1) Somente através da fé eu posso vencer o mundo.
Quem é o mundo? O mundo não são as pessoas. O mundo é o sistema governado por satanás o qual a bíblia afirma que “jaz no maligno 1 Jo 5:19” e que “Satanás é o príncipe deste mundo – Jô 12:31.”
Este é um sistema que nos afasta de Deus!
Qual programa da Rede Globo me incentiva a buscar à Deus? Qual Jornal? Novela?
O que é fé?
Fé é certeza é convicção. Fé é inteligente é razão. A fé me diz onde vou chegar, qual o meu destino. Fé não é emoção.
A fé nasce em nosso coração quando nos expomos à Palavra de Deus! “Assim a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” - Rm 10:17.
Quando ouvimos podemos acolher esta palavra, crer; ou rejeitar, não crer.
A fé é crescente, mas também pode diminuir de acordo com as minhas respostas à palavra de Deus.
2)Somente através da fé eu posso abrir portas que estão fechadas.
A fé é algo INCOMUM! INCOMUM é algo fora do comum, do padrão, do normal.
Quando fazemos algo incomum, pela fé, causamos uma reação, um choque no reino espiritual.
Você já conheceu uma pessoa cheia de fé? Ela é INCOMUM, especial! O que ela faz é incomum! Ela anda de forma incomum, fala de forma incomum, se relaciona de forma incomum, faz coisas incomuns.
Você está entendendo esta palavra?
Você alguma vez já agiu de forma incomum? O que aconteceu nesta ocasião? Qual foi a última vez que você agiu de forma incomum?
Jesus era uma pessoa INCOMUM, ele tinha AUTORIDADE! Por que? Porque o que ele falava, cria ele vivia!
Você pode dizer: Eu já fui uma pessoa INCOMUM, e agora não sou mais! Por que?
Ah! Mas eu fiz tudo certo e deu errado!
Jesus fez tudo certo e sofreu como o pior dos pecadores!
O nosso maior erro não foi o que fizemos no passado, o nosso pecado. O nosso maior erro é continuar como estamos hoje! Parar e lamentar por causa das aflições! Jesus disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo”. Esperando algo acontecer, alguém fazer alguma coisa, Deus aparecer numa sarça ardente, os céus se abrirem, um terremoto, os anjos aparecerem... tudo isto Deus já fez, e continua fazendo!
Mas isso não é o essencial se não me levar a uma mudança de mente e de atitudes.
Tudo o que fazemos de INCOMUM gera um retorno!
O cego de Jericó,
Zaqueu, o Publicano,
Pedro jogando as redes ao mar depois de ter tentado a noite toda,
A mulher com o fluxo de sangue à 12 anos,
A viúva ofertante,
Davi e Golias,
Moisés e Mar Vermelho,
Como está a sua vida hoje? Normal, Comum? O que Deus tem falado à você para fazer? Com certeza é algo INCOMUM!
“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” Pv 23:7.
Assinar:
Postagens (Atom)
