2 Timóteo 1:6-7; Números 14:24; Josué 14:9-12; 1 Samuel 17:31-58
“Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder de amor e de moderação”.
Introdução
Deus usa corajosos, Deus usa os que se dispõe, Deus usa os que O amam ao ponto de serem usados. Foi o que Jesus fez com Pedro: “Pedro tu me amas?”Esta é a pergunta de Jesus que hoje precisa de uma resposta. Todos nós já fugimos em algum momento de nossas vidas. Preferimos não nos incomodar com os gigantes da nossa vida. Pensamos: “Não vamos mexer com ele e ele não vai mexer conosco”! Este é um grande engano! Enquanto não o vencermos o inimigo sempre vai nos afrontar.
Hoje o Espírito Santo está dentro de nós. O mesmo Espírito que estava em Calebe, quando Deus testemunhou à respeito dele: “Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuíra.” Nm 14:24 e Js 14:9-12
Espírito de Coragem é Espírito de Excelência, Nobreza. A terra que Calebe possuiu foi a terra dos gigantes. Ele precisou derrubar os gigantes se quisesse conquistar a terra!
O maior gigante
O maior gigante sou eu mesmo! Se eu não derrubar este gigante não vou derrubar nada em minha vida. Este gigante é a minha alma! Davi começou seu ministério antes mesmo de ser ungido, mas depois da unção Deus o levou à desafios cada vez maiores. Às vezes vencemos coisas grandes, mas não vencemos coisas pequenas. Isto também é legalidade.
Precisamos entender que o inimigo existe para ser vencido, gigantes foram feitos para serem derrubados e terem a cabeça cortada, limitações serem superadas, porque para Deus não existem limites.
Não desfaleça o coração
O problema era na alma dos Israelitas e do rei Saul. Deus não precisava de um exército. Deus precisava apenas de um homem. Um homem que amasse à Deus, que fosse um adorador no estilo de vida. Davi era um adorador, não porque tocava, mas um adorador porque amava à Deus.
Vencer as resistências
A resistência virá, sempre! Muitas vezes virá de quem está do nosso lado. As pessoas pensam que as experiências naturais são tudo! O que importa é a nossa experiência com Deus. Se eu amo a Deus eu vou ter uma experiência com Ele. Não importa a idade e não importa o que eu faço, o gigante é o mesmo para todos! O problema não era a Visão que tinham de Golias, mas a Visão que eles tinham deles mesmos. O gigante era e sempre seria um gigante, mas o exército e os guerreiros se viam inferiores, por causa do medo.
Nosso testemunho pessoal é a maior arma. Não basta saber é preciso saber fazer!
Onde estivermos Deus nos dará as oportunidades certas para nos levar aos gigantes! Não despreze as oportunidades Tem pessoas que pensam que estão lidando com o gigante, mas não, nem chegaram lá ainda!
Os irmãos de Davi não aproveitaram as oportunidades e por isso não estavam preparados.
Aceite os pequenos trabalhos hoje. Seja fiel no pouco e Deus te colocará sobre o muito.
Vença o medo com a coragem
O medo e a timidez são demônios, são seres espirituais do mal, que querem nos atormentar. Coragem, ousadia e intrepidez são armas espirituais concedidas pelo Espírito Santo. Preciso dar lugar ao Espírito Santo, Ele precisa ser desejado, invocado, desejado, querido, amado. Eu venço o medo com coragem! O amor lança fora todo medo!
A coragem nos dá confiança e fé
Fé é ativa, é convicção. A fé me leva a agir esperando o resultado positivo. A confiança de Davi estava no relacionamento com Deus, não nas estratégias, ferramentas ou armas.
Nunca confie mais nas coisas do que em Deus
O tamanho da confiança está no tamanho do amor. Onde está o tesouro ali estará o coração. Eu confio no que amo, eu sirvo o que eu amo. O que eu temo? Se amo à Deus eu confio nele eu sirvo à Ele! Toda armadura do homem é um impedimento para o agir de Deus!
Não abra mão do que Deus lhe deu
Não abra mão nunca do que Deus lhe deu em troca daquilo que o homem te oferecerá. A oferta do homem certamente é tentadora, aparentemente mais segura, mas ela só vai trazer mais carga e peso. O que nos paralisa e nos deixa lerdos é usar as armas humanas. Lembre-se tudo que você se deixar ser treinado hoje, será com isto que Deus te usará para derrubar o gigante amanhã.
Tirar o que me impede de avançar é minha responsabilidade
Saul vestiu Davi, mas foi o próprio Davi que teve que retirar as coisas. Isto significa que não devemos colocar a culpa nos outros. Davi aceitou que Saul colocasse sobre ele a armadura. Nós somos responsáveis pelo que atraímos na nossa vida. Tudo o que aceitamos permanece, a não ser que nós mesmos retiremos. Jesus falou para Marta: “Retire a pedra!”.
Não importa o tamanho e nem aparência das armas que Deus colocou em nossas mãos elas serão sempre as mais poderosas
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas...”.
Davi voltou para aquilo que tinha aprendido! Nunca podemos esquecer aquilo que aprendemos! Tomou o cajado que fala de correção, direção, autoridade, disciplina, amor, arrependimento. Aquele cajado parecia ser uma arma ridícula diante daquele gigante! Tomou cinco pedras lisas do ribeiro! Segundo os comentários estas cinco pedras representavam os cinco livros de Moisés, ou a Lei, Palavra de Deus, e o ribeiro representa esta própria fonte: Deus! As cinco pedras lisas representavam os princípios de Deus que são perfeitos. A sua funda era a única arma de ataque que Davi possuía, e uma arma insignificante para um guerreiro como Golias.
Golias o desprezou por isso, a Palavra de Deus não fala, mas provavelmente os próprios Israelitas também o desprezaram por causa das suas armas. Muitas pessoas vão nos desprezar por causa do evangelho, não importa, pois Ele é poder de Deus. É com o evangelho que vamos avançar! Hoje existe uma mudança de consciência, pois somos nós que avançamos e não o inimigo.
Davi não ficou jogando conversa foram com Golias
Davi não ficou argumentando com o inimigo, negociando um acordo de paz! Não, ele queria vencer o gigante. O inimigo não nos afronta, ele afronta o nosso Deus! Por isso nós somos contra os gigantes! Davi sabia que Deus iria entregar o inimigo em suas mãos. Ele sabia o que deveria fazer: matar o gigante! Ele usou a Palavra de Deus contra Golias!
Davi correu em direção ao inimigo
Davi se apressou e correu de encontro ao gigante. Ele não ficou pensando, titubeando! Ele foi direto. Ele olhou para a testa do gigante e mesmo correndo arremessou contra ele. O tiro foi certeiro e derrubou Golias. Deus tem uma unção para nossa vida, uma unção para derrubar e matar gigantes. Davi não se satisfez em derrubá-lo, mas depois de caído ele tomou a espada de Golias e cortou o seu pescoço. Isto fala em terminar o trabalho, muitas vezes Deus nos dá a unção para derrubar, mas esquecemos de cortar a cabeça do gigante.
O resultado é o avivamento
O resultado é o que Davi havia profetizado no vs 47 “ Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos”.
Toda a nação e os próprios filisteus saberiam que o Senhor é Deus! Aquela experiência iria exaltar Deus, e todo o povo seria salvo!
Hoje as pessoas estão esperando por respostas! Elas querem saber de nós. Querem saber que Deus é este a quem servimos, querem ver se temos a coragem de mudar, de manter as nossas mudanças! Elas têm medo e por isso não mudam, depois que Davi matou Golias o medo que dominava os israelitas dominou os filisteus, uma grande libertação aconteceu. Precisa de alguém para derrubar o gigante, alguém ousado, intrépido e que ama ao Senhor de todo o coração. A pergunta é simples: “Você me ama?”.
Influência Jovem é para o jovem que tem INFLUÊNCIA. Só quem é um modelo pode ser uma influência, uma inspiração!
Família
Presente de Deus!
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Fé x Incredulidade
“todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós porém não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma”. Hb 10:38-39.
“... porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” 1 Jo 5:4-5.
1) Somente através da fé eu posso vencer o mundo.
Quem é o mundo? O mundo não são as pessoas. O mundo é o sistema governado por satanás o qual a bíblia afirma que “jaz no maligno 1 Jo 5:19” e que “Satanás é o príncipe deste mundo – Jô 12:31.”
Este é um sistema que nos afasta de Deus!
Qual programa da Rede Globo me incentiva a buscar à Deus? Qual Jornal? Novela?
O que é fé?
Fé é certeza é convicção. Fé é inteligente é razão. A fé me diz onde vou chegar, qual o meu destino. Fé não é emoção.
A fé nasce em nosso coração quando nos expomos à Palavra de Deus! “Assim a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” - Rm 10:17.
Quando ouvimos podemos acolher esta palavra, crer; ou rejeitar, não crer.
A fé é crescente, mas também pode diminuir de acordo com as minhas respostas à palavra de Deus.
2)Somente através da fé eu posso abrir portas que estão fechadas.
A fé é algo INCOMUM! INCOMUM é algo fora do comum, do padrão, do normal.
Quando fazemos algo incomum, pela fé, causamos uma reação, um choque no reino espiritual.
Você já conheceu uma pessoa cheia de fé? Ela é INCOMUM, especial! O que ela faz é incomum! Ela anda de forma incomum, fala de forma incomum, se relaciona de forma incomum, faz coisas incomuns.
Você está entendendo esta palavra?
Você alguma vez já agiu de forma incomum? O que aconteceu nesta ocasião? Qual foi a última vez que você agiu de forma incomum?
Jesus era uma pessoa INCOMUM, ele tinha AUTORIDADE! Por que? Porque o que ele falava, cria ele vivia!
Você pode dizer: Eu já fui uma pessoa INCOMUM, e agora não sou mais! Por que?
Ah! Mas eu fiz tudo certo e deu errado!
Jesus fez tudo certo e sofreu como o pior dos pecadores!
O nosso maior erro não foi o que fizemos no passado, o nosso pecado. O nosso maior erro é continuar como estamos hoje! Parar e lamentar por causa das aflições! Jesus disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo”. Esperando algo acontecer, alguém fazer alguma coisa, Deus aparecer numa sarça ardente, os céus se abrirem, um terremoto, os anjos aparecerem... tudo isto Deus já fez, e continua fazendo!
Mas isso não é o essencial se não me levar a uma mudança de mente e de atitudes.
Tudo o que fazemos de INCOMUM gera um retorno!
O cego de Jericó,
Zaqueu, o Publicano,
Pedro jogando as redes ao mar depois de ter tentado a noite toda,
A mulher com o fluxo de sangue à 12 anos,
A viúva ofertante,
Davi e Golias,
Moisés e Mar Vermelho,
Como está a sua vida hoje? Normal, Comum? O que Deus tem falado à você para fazer? Com certeza é algo INCOMUM!
“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” Pv 23:7.
“... porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” 1 Jo 5:4-5.
1) Somente através da fé eu posso vencer o mundo.
Quem é o mundo? O mundo não são as pessoas. O mundo é o sistema governado por satanás o qual a bíblia afirma que “jaz no maligno 1 Jo 5:19” e que “Satanás é o príncipe deste mundo – Jô 12:31.”
Este é um sistema que nos afasta de Deus!
Qual programa da Rede Globo me incentiva a buscar à Deus? Qual Jornal? Novela?
O que é fé?
Fé é certeza é convicção. Fé é inteligente é razão. A fé me diz onde vou chegar, qual o meu destino. Fé não é emoção.
A fé nasce em nosso coração quando nos expomos à Palavra de Deus! “Assim a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” - Rm 10:17.
Quando ouvimos podemos acolher esta palavra, crer; ou rejeitar, não crer.
A fé é crescente, mas também pode diminuir de acordo com as minhas respostas à palavra de Deus.
2)Somente através da fé eu posso abrir portas que estão fechadas.
A fé é algo INCOMUM! INCOMUM é algo fora do comum, do padrão, do normal.
Quando fazemos algo incomum, pela fé, causamos uma reação, um choque no reino espiritual.
Você já conheceu uma pessoa cheia de fé? Ela é INCOMUM, especial! O que ela faz é incomum! Ela anda de forma incomum, fala de forma incomum, se relaciona de forma incomum, faz coisas incomuns.
Você está entendendo esta palavra?
Você alguma vez já agiu de forma incomum? O que aconteceu nesta ocasião? Qual foi a última vez que você agiu de forma incomum?
Jesus era uma pessoa INCOMUM, ele tinha AUTORIDADE! Por que? Porque o que ele falava, cria ele vivia!
Você pode dizer: Eu já fui uma pessoa INCOMUM, e agora não sou mais! Por que?
Ah! Mas eu fiz tudo certo e deu errado!
Jesus fez tudo certo e sofreu como o pior dos pecadores!
O nosso maior erro não foi o que fizemos no passado, o nosso pecado. O nosso maior erro é continuar como estamos hoje! Parar e lamentar por causa das aflições! Jesus disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo”. Esperando algo acontecer, alguém fazer alguma coisa, Deus aparecer numa sarça ardente, os céus se abrirem, um terremoto, os anjos aparecerem... tudo isto Deus já fez, e continua fazendo!
Mas isso não é o essencial se não me levar a uma mudança de mente e de atitudes.
Tudo o que fazemos de INCOMUM gera um retorno!
O cego de Jericó,
Zaqueu, o Publicano,
Pedro jogando as redes ao mar depois de ter tentado a noite toda,
A mulher com o fluxo de sangue à 12 anos,
A viúva ofertante,
Davi e Golias,
Moisés e Mar Vermelho,
Como está a sua vida hoje? Normal, Comum? O que Deus tem falado à você para fazer? Com certeza é algo INCOMUM!
“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” Pv 23:7.
Assinar:
Postagens (Atom)